O INÍCIO
Ano 2005- oferta de oficinas de Artes a professores da rede estadual pelo TV Escola.
Nesta oficina, professores de São Cristóvão e Laranjeiras solicitaram cursos para capacitar alunos como agentes de turismo nestas cidades, por estas possuírem rico acervo cultural arquitetônico com mais de 400 anos de existência.Atualmente ambas são patrimônio cultural do Brasil e da Humanidade respectivamente. Iniciou daí a busca por um tema que preparasse professores e alunos no conhecimento do patrimônio de sua comunidade. Uma série de Educação Patrimonial do Salto para o Futuro produzida por especialistas_ Maria de Lourdes Parreiras Horta e Evelina Grumberg , serviram como estudo e oferta de oficinas e cursos de formação sobre o assunto. A coordenação dessas atividades ficou por conta dos técnicos do TV Escola da DITE e das DREs em encontros sistemáticos de estudos e discussões.
Para aprofundar conhecimentos na área de Educação Patrimonial nos fez chegar até o IPHAN .O apoio desse órgão deu-se primeiramente com um convite à participação num encontro nacional de Educação Patrimonial, tudo o que necessitávamos para aprofundar os conhecimentos que adquirimos c
PARTICIPAÇÃO NO I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DO BRASIL
A busca agora, seria por especialistas no assunto e o IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Sergipe ,através de sua Superintendente à época, a Professora Eliana, que não só acolheu nossa solicitação por orientação nos conteúdos, como ofertou 15 vagas para participação no I Encontro de Educação Patrimonial do Brasil , com sede no município de São Cristóvão. Essa participação foi fundamental para a equipe conhecer os fundamentos teóricos e práticos da Educação Patrimonial no Brasil, através das oficinas, palestras, comunicações orais , exposições e demais atividades desenvolvidas durante uma semana pelos participantes do evento, inclusive pela professora Andréia do município de Estância/SE, que com seu trabalho na temática , fora contemplada com um prêmio em nível nacional.
A participação no evento motivou ainda mais o desejo da equipe do TV Escola desenvolver a Educação Patrimonial nas escolas, com a a oferta de cursos de formação para professores.
Imagens do I Encontro Nacional de Educação Patrimonial - Museu de São Francisco -São Cristóvão:Patrimônio Cultural da Humanidade
![]() |
| Coordenadores do TV Escola da Regionais, Técnicos do TV Escola da DITE e pesquisadores do IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. |

Conheçam o trabalho pioneiro do TV Escola sobre a Educação Patrimonial. Através deste Blog serão mostradas as produções dos professores, em projetos desenvolvidos nos municípios de origem dos cursistas.
ResponderExcluirEste Blog está em construção. Brevemente mais postagens serão realizadas com fotos, para melhor ilustrar os conteúdos.
ResponderExcluir